Design Thinking

Início: Setembro 2014
Aulas:
Carga horária: 36h

Objetivo

Oxigenar a estrutura corporativa na utilização de um modelo de negócio através do design  que aborda de fato uma cultura de inovação no processo de criar e gerenciar (DESIGN THINKING). A inovação não está relacionada a ver o mundo como ele é, mas como poderia ser. O pensamento em design como ferramenta estratégica, focada na inovação que é vital e vem assumindo um papel cada vez mais importante no dia a dia das empresas.

Professor Responsável:

Hulk Giannelli
Formado pela faculdade de Desenho Industrial (design) FAAP em 2000, com especialização em Industrial Design pelo IED – Instituto Europeu di Design (2012). Fundador da HULKdesign – desenvolvimento de produtos e processos (2012) . Sócio fundador da Nódesign (2000 a 2009), gerente de desenvolvimento de novos conceitos / projetos. Ganhador de inúmeros prêmios como  Idea, MCB, IF e Sansung.  Atualmente ministra palestras e workshops, na área de inovação. Especialista em analisar o projeto sobre a ótica de sua cadeia produtiva, desde a matéria prima ate a entrega ao cliente, com o uso de ferramentas analíticas comuns nos sistemas de gestão como, PBS, Benchmark, organograma, entre outras. Fazendo link entre a concepção do design e o sistema produtivo idealizado pelo cliente/indústria. Conhecedor dos principais processos produtivos e materiais o que proporciona a melhor adequação do projeto-conceito para o produto tangível. Para o projeto/conceito, utiliza ferramentas como barinstorm, mockps  funcionais ou volumétricos que indiquem os detalhes não detectados no processo 3D, com objetivo de criar modelos que respondam as necessidades e características que não são tão visíveis tanto no desenho como no 3D, para isso criou uma técnica que apelidou de ‘PORCOTIPO”,(um protótipo porco) que tem a intenção de investigar características ergonômicas ou funcionais se apresentando como uma espécie de rufe volumétrico, sem a intenção de ter acabamento superficial, mas demonstra impeditivos ou resoluções a serem propostas ou alteradas.

Áreas de estudo

Matérias:

-Panorama do design focado em empresas que utilizam o Design como inovação;
-O que é Design do pensamento ?
-Design centrado no ser humano – consumer experience
-Processo do design thinking na empresa
-Exercícios de aplicação do Design Thinking e projeto

Todos os cursos

Graduação

Pós-Graduação

Extensão

Participe do Concurso "Todo Dia Criativo"