logo logo
logo logo
  • INÍCIO
  • IED FUTURE LAB
  • PROJETOS
  • PARTICIPANTES
background

IED FUTURE LAB

O IED FUTURE LAB é uma iniciativa que nasceu para trazer uma visão fora do normal sobre futurismo.

É um espaço para pensar e trabalhar com possibilidades, onde há estímulo para o exercício de leitura das questões do tempo presente, e seus desdobramentos a partir da construção de novas narrativas, de imaginar relações e condições que ainda não existem ou não se cristalizaram na sociedade.

Acreditamos que, além de ofertar um espaço educacional para a discussão, é preciso aproximar a academia da prática. O Lab existe para conectar os participantes à realidade do dia a dia de um pesquisador de tendências, oferecer oportunidade de aproximação com o ambiente profissional através da geração e desenvolvimento de pesquisas, troca e abertura de networking através de mentorias com especialistas que atuam no mercado, e desenvolver projetos com a abordagem do design especulativo.

1ª EDIÇÃO

A primeira edição aconteceu em meio à pandemia, momento marcante para a sociedade, já que deixou ainda mais evidente comportamentos que há muito tempo precisavam ser melhor debatidos e enquadrados no campo dos estudos e das práticas sobre design especulativo.

Por isso, escolhemos trabalhar com 3 temas que impactaram diretamente a organização do nosso dia a dia, com o intuito de mergulhar nos contrastes que moldam os Futuros do Morar, os Futuros da Moda e os Futuros dos Serviços.

Para conhecer os resultados dos estudos e entender como a situação atual pode implicar nessas 3 áreas, e qual é o conceito que é transversal entre os temas e serviu de guia para a edição, baixe os reports:

image

Futuros - Espelhos

Ao querer romper com as visões mais ”idealistas” sobre futurismo, o conceito de futuros - espelhos permeou os estudos do lab. Não existe ”um futuro” que serve para todos ao mesmo tempo.

O futuro é como um espelho que reflete a realidade e o ambiente de quem o observa.

Para entender mais, assista à roda de conversas com Natalia Kaupa e Douglas Cavendish, coordenadores do Lab, Caio Vassão, Ale Santos, e as mentoras Carol Hoth e Monique Evelle.

BAIXE O RELATÓRIO!
image

Futuros do Morar

Durante o isolamento social, o pedido dos órgão mundiais para a população foi: “fique em casa”. Se a nossa realidade é constituída de contrastes, nossa morada também reflete essa complexidade. É desse prisma que o grupo explorou tendências que ajudam a entender o que a casa do futuro reserva e como pensar possibilidades que deem conta de endereçar os contrastes presentes na nossa sociedade.

Equipe

Conheça os integrantes do Quintal, o time que se aprofundou nos futuros do morar.

Natalie Davantel, gestora do projeto, e a equipe, David Oyaga, Jéssica Pereira, Murillo Albanez, Patrícia Tostes e Thiago Tófoli.

Mentora: Graziela Nivoloni.

BAIXE O RELATÓRIO!
image

Futuros dos Serviços

Boa parte da população bateu palmas nas janelas para os médicos durante a pandemia. Empresas divulgavam publicidades gratas aos heróis da pandemia. Discutimos precarização do trabalho na área de logística, desenvolvemos campanhas de conscientização, aumento de salários, empatia…

Mas e os essenciais esquecidos? Profissionais e serviços que estão fazendo a diferença e foram impactados profundamente pela pandemia?

A equipe desenvolveu um report em meio a um universo tão amplo quanto o dos serviços, focado em três grandes temas: educação, mídia e arte/cultura.

Equipe

Conheça os integrantes do grupo "Os essenciais esquecidos", o time que se aprofundou nos futuros dos serviços.

Clara Fagundes, gestora do projeto, e a equipe, Bia Figueiredo, Martina Ceolim, Rafael Paparella e Vinci Araújo.

Mentor: Vinícius Galera.

BAIXE O RELATÓRIO!
image

Futuros da Moda

Sendo uma das que mais emprega no mundo, a indústria da moda sofreu grandes impactos desencadeados pela pandemia do COVID19. Empresas grandes, pequenas e todos que estão envolvidos no processo industrial e de varejo tiveram que se adaptar em tempo recorde para que seus negócios continuassem existindo e fazendo sentido dentro da nova situação.

A relação da moda com os consumidores também mudou, agora em casa devido à quarentena e ao processo de isolamento social, o consumidor passa a ter novas prioridades em relação à roupa que usa, o ato de se vestir passa a ser olhado de forma diferente e as influências externas no processo da moda como forma de expressão também mudam.

Nesse contexto, o grupo decidiu explorar os futuros da moda dividindo a pesquisa em: cultura, consumo e educação e economia, mercado e relações de trabalho.

Equipe

Conheça os integrantes do grupo "Reset", o time que se aprofundou nos futuros da moda.

Letycia Scaquetti, gestora do projeto, e a equipe, Ana Luiza Mendonça, Lísia Bragado, Marina Paccola e Olívia Pereira.

Mentora: Monique Lemos.

BAIXE O RELATÓRIO!

QUEM PARTICIPOU DO LAB?

Conheça um pouco mais sobre os 16 participantes da 1ª edição do IED Future Lab e seus coordenadores e mentores:

Os coordenadores

À frente do Future Lab estão os professores e coordenadores do curso de Future Studies e Trend Hunting do IED São Paulo.

Image

Douglas Cavendish

BIO

Douglas Cavendish


Douglas é entusiasta de uma formação em design que promova profissionais capazes de endereçar soluções justas frente aos desafios cada vez mais crescentes e complexos do mundo atual.

Atua nos mercados de pesquisa, inovação e design digital há 12 anos, tendo passagens por Livework, Itaú Unibanco, Kyvo e iFood. Atualmente, é responsável pela área de pesquisa e inteligência da fintech Hash (payments infrastructure) e coordena o curso de Future Studies e Trend Hunting no IED São Paulo.

É formado em Desenho Industrial (UNIFATEA/SP), com especialização em Inovação e Design Thinking (ESPM/SP), mestrado na área de Sociologia da Tecnologia (UNIFEI/MG), e doutorando na área de Comunicação e Semiótica (PUC/SP).

Image

Natalia Kaupa

BIO

Natalia Kaupa


Após trabalhar por 10 anos como designer no universo da moda, Natalia juntou suas expertises adquiridas e fundou seu próprio negócio em 2011, a Folks Like Us. A startup tratava com mais design itens corriqueiros, como panos de prato e toalhas de mesa. Imergiu no design de serviços com a EISE (Escola de Inovação em Serviços/HiveLab), onde trilhou uma dupla jornada como aluna e coordenadora, com a missão pessoal de disseminar uma cultura mais acolhedora para a capacitação e conexão dos alunos, além de ter sido responsável pela gestão de projetos educacionais. É cofundadora da WAKE, empresa de inovação, atuando como pesquisadora, service designer e trend forecaster, conectando informação e insights provenientes do campo com sinais de futuro e seu propósito para o amanhã. É coordenadora e professora do curso de Future Studies e Trend Hunting no IED São Paulo, nos cursos de graduação em design, nos cursos de One Year de Shoes and Bags, Service Design, e Retail Design & Visual Merchandising.

Os mentores

Para questionar os participantes, sair do óbvio e se aprofundar nos temas, convidamos os seguintes mentores:

Image

Carol Hoth

BIO

Carol Hoth


Acredita no poder das conexões, entre pessoas e com a natureza. No pensamento sistêmico, regenerativo e holístico na construção de produtos, serviços, processos e relações. É fomentadora de comunidades, especialista e pesquisadora apaixonada por economia circular, designer estratégica e circular, ativista ambiental e climática, com formação em Direito pela Universidade Federal de Viçosa.

Image

Graziela Nivoloni

BIO

Graziela Nivoloni


Mestra em Design pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) e graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP), Graziela trabalhou em escritórios de arquitetura e interiores nos quais desenvolveu projetos nacionais e internacionais. Atualmente, é docente nos cursos de Design de Interiores e Design de Produto e Serviço no SENAC e no IED, onde também atua na coordenação do curso de extensão em Home Design por Casa Vogue e na co-coordenação da pós-graduação em Design de Interiores. Interessada em processos de projeto contemporâneos colaborativos e empáticos e em métodos de potencialização da criatividade para inovação em design. Sua dissertação de mestrado foi selecionada para compor o 32º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira na categoria Trabalhos escritos não publicados em 2018.

Image

Monique Evelle

BIO

Monique Evelle


Reconhecida pela Forbes como "30 under 30", LinkedIn Top Voices 2019, autora do livro "Empreendedorismo Feminino: Olhar estratégico sem romantismo", Monique Evelle é idealizadora da Desabafo Social, laboratório de tecnologias sociais e sócia da SHARP, hub de inteligência cultural.

Só em 2020, o Desabafo Social apoiou mais de 3 mil pessoas de 460 cidades do Brasil, remunerando a criatividade e inteligência coletiva. Além disso, apoiou financeiramente 40 iniciativas, comunicação periférica, e microempreendedores pretos, desenvolveu a Girolab, plataforma de soluções e experiências criativas das periferias, e a Intuições Promissoras, plataforma de educação com foco em economia criativa e transformação digital.

A Sharp desenvolveu projetos relevantes e de impacto social para grandes marcas como Escola do Corre (Olympkus), Apoie um Restaurante (Stella Artois), Letramento Racial (Google) e Bud One Team Live (Budweiser) e Tomorrowland (Becks).

Monique foi repórter do Profissão Repórter, da Rede Globo, sendo finalista do Troféu Mulher Imprensa 2018 com a reportagem sobre Feminicídio na categoria Melhor reportagem especial sobre mulheres. Já desenvolveu estratégias de produção audiovisual em entretenimento e impacto social na Bossa Nova Group e viajou cidades brasileiras pesquisando sobre inovações políticas nas periferias pelo Instituto Update, sendo base para a série "Política: Modo de Usar", da GloboNews.

Image

Monique Lemos

BIO

Monique Lemos


Antropóloga, pesquisadora apaixonada e estrategista criativa, Monique Lemos ajuda parceiros e clientes a construir futuros, garantindo estratégias de impacto social, relevância e propósito.

Formada em Cinema e Ciências Sociais, procura traduzir tendências culturais por meio de pesquisas etnográficas, comportamentais, culturais, sociais e humanas. Desenvolve percepções aplicáveis ao desenvolvimento de produtos, design de serviços, planejamento estratégico, impacto social, estratégia de negócios, design de experiência, conteúdo de marca, documentários e outras mídias criativas.

Hoje, trabalha como pesquisadora e estrategista na URUBU, um estúdio de estratégia e criação; é também fundadora da Topográficas, dupla que cria estratégias e narrativas com um propósito de futuro, e como criadora no grupo Inventivos, além de fazer parte do GAIA, grupo de pesquisadores em arte e inteligência artificial do INOVA-USP.

Image

Vinícius Galera

BIO

Vinícius Galera


Entusiasta do conceito de Polimatia, concentra-se no desenvolvimento de diferentes aspectos da vida profissional, fazendo consultoria de negócios, empreendedorismo, projetos de design estratégico, futurismo e pensamento de ficção e facilitação de grupos.

Os participantes

Conheça um pouco mais sobre os 16 participantes da 1ª edição do IED Future Lab.

Image

Ana Luiza Mendonça

BIO

Ana Luiza Mendonça


Cursou artes e design pela Universidade Federal de Juiz de Fora e, durante esse processo, acabou se interessando pelas relações entre moda e arte e pela moda enquanto manifestação social, por essa razão ingressando no curso de Moda na mesma instituição. Devido à abordagem multidisciplinar de sua formação, entende a moda como uma forma elaborada e sofisticada de linguagem e, diante disso, tem sua pesquisa voltada para ela enquanto dispositivo político e de transformação social.

Atuou na área de criação e desenvolvimento de imagem de moda e de visual merchandising e, após participar do curso de Future Studies e Trend Hunting do IED São Paulo, começou a atuar como trend forecaster de forma independente. Acredita que a multidisciplinaridade é o futuro e uma forma eficiente de se resolver problemas complexos.

Image

Bia Figueiredo

BIO

Bia Figueiredo


Bia Figueiredo se formou em arquitetura para fazer edifícios que melhorassem a vida das pessoas por meio de novas experiências e emoções. Ao longo de sua carreira, aventurou-se na área de design. Passou pelo design industrial em uma fábrica de brinquedos, foi trainee em transformação digital na Vivo e, há 2 anos, é designer de serviços e negócios no iti: o novo aplicativo de pagamentos do Itaú.

O design de futuros desejáveis mostrou a ela um novo universo de possibilidades de interações que se abrem quando se pensa no médio e longo prazo e deu-lhe ainda mais motivação para continuar buscando novas soluções de impacto positivo na sociedade.

Image

Clara Fagundes

BIO

Clara Fagundes


Clara é futuróloga, pesquisadora, comunicóloga e criadora de conteúdo. Já trabalhou com empresas como Natura, Pão de Açúcar, Unilever, McDonald's e Grendene. É graduada e pós-graduada na USP, especialista em comunicação, mulheres, influência e tendências. Transforma em estudo tudo o que desperta sua curiosidade e acredita na futurologia e na pesquisa como estratégias de construção de futuros melhores.

Afinal, só desfrutaremos de futuros mais justos se, no presente, entendermos, estudarmos e agirmos para abrir novos caminhos. Por último, é sergipana, mora em São Paulo, e é apaixonada por criação, comportamento e gente. Foi a coordenadora dos estudos dos Futuros dos Serviços.

Image

David Mancera Oyaga

BIO

David Mancera Oyaga


Nascido em Bogotá, Colômbia, formou-se como Designer Industrial (UJTL) em 2009 e, desde então, desenvolve projetos para construção de marcas nas áreas de design de produtos, exibição e retail. Mora em São Paulo desde 2012, o que lhe faz ter uma visão heterogênea da América Latina, trazendo essa mistura de sotaques nas criações e em seu estilo de viver. Suas paixões, além do design, são a fotografia de filme, tocar e dar aulas de instrumentos de percussão, e andar de bicicleta, objeto que considera a melhor criação da humanidade.

Image

Jéssica Pereira

BIO

Jéssica Pereira


Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi, com artigo científico como trabalho de conclusão de curso sobre "Como o YouTube incitou uma reforma no mercado digital", apresentado na Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação).

Atualmente é responsável pela área de novos negócios da Contagious Brasil, consultoria que trabalha com excelência criativa e estratégica para marcas e agências. Anteriormente, foi responsável pelo desenvolvimento de relacionamentos, parcerias e projetos com marcas e agências para o Spotify, e pela gestão de campanhas de branded content para veículos de comunicação e influenciadores como Hypeness, Jovem Nerd, Brainstorm9, e Sensacionalista.

Image

Letycia Scaquetti

BIO

Letycia Scaquetti


Curiosa e inquieta, não só cursou Design de Moda como cruzou continentes e, por quase 3 anos, emergiu nas mais variadas possibilidades culturais da indústria asiática, nas cidades de Xangai, Pequim, Guangzhou, Shantou, Manila, Hong Kong, Mumbai e Bangkok.

Em seu retorno ao Brasil, desenvolveu sua carreira na área de Negócios e Logística, atuando como coordenadora de Supply Chain e Merchandising em uma distribuidora de bens de consumo, pôde se especializar em Gestão de Negócios pelo IBMEC e, em paralelo, coescreveu o livro “D.R.O.P.S: Sínteses da Gestão do Conhecimento”, publicado em 2019 pela editora Saramago.

Apaixonada pela complexidade e infinitude humana, mudou-se para São Paulo no mesmo ano, cursou Future Studies e Trend Hunting no IED, e encontrou sua segunda paixão. Atualmente, atua no mercado financeiro e busca, na essência de seu dia a dia, não só prever, mas construir futuros, presentemente criativos, humanos e reais. Foi a coordenadora dos estudos dos Futuros da Moda.

Image

Lísia Bragado

BIO

Lísia Bragado


Formada em Moda pela UDESC, atuou como tutora na Audaces, auxiliando as indústrias têxteis com a usabilidade dos sistemas e possibilitando uma conexão próxima entre a empresa e as fábricas. Também trabalhou com produção de conteúdo para redes sociais de pequenas marcas em Florianópolis, aprofundando-se em estratégias de marketing digital.

Durante a faculdade, descobriu sua paixão por estudar os comportamentos de consumo e sua relação com os acontecimentos na sociedade e, na mudança para São Paulo, começou a pesquisar sobre estudos de futuros, tendo o primeiro contato através do curso Future Studies e Trend Hunting do IED São Paulo. Atualmente, trabalha como assistente de estilo na Yes I am Jeans. Participou do IED Future Lab com a intenção de unir a pesquisa de comportamento com a criação de propostas vestíveis. Além da moda, seus interesses de estudo são as identidades de consumo, dinâmicas da cidade e relações afetivas.

Image

Marina Paccola

BIO

Marina Paccola


Com experiência de mais de 10 anos na área da moda, mescla criação, design, pesquisa, desenvolvimento e gestão de produtos. Nesses anos de experiência, trabalhou nas áreas de estamparia, produção de moda, mercado de noivas, estilista comercial e sistema de private label. Hoje, desenvolve coleções com ênfase em produtos licenciados para grandes magazines. É sócia-proprietária da Fiah!, uma marca de meias eco e slowfashion. Presta assessoria de negócios de moda para pequenas empresas através de direcionamento de mídias sociais, auxiliando-as a se posicionarem no meio digital com foco em UX. Também atua como trendhunter de maneira independente. Apaixonada por pessoas e histórias, tem uma mente criativa e inquieta.

Image

Martina Ceolim

BIO

Martina Ceolim


Fascinada por fazer acontecer e aprender com pessoas a seu redor, acredita no poder das boas relações e da colaboração para concretizar ideias. Formada em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Belas Artes e habilitada em Future Studies e Trend Hunting pelo IED, atuou em Marketing do Produto e de Comunicação na indústria automotiva. Hoje, na indústria de alimentos saudáveis, segue na área de marketing com ênfase em Digital. Continua traçando seu caminho com foco em Branding e com amplo conhecimento em Social Media e Marketing de Influência.

Image

Murillo Albanez

BIO

Murillo Albanez


Formado em Relaçōes Internacionais pela Universidade Federal de São Paulo, foi bolsista de estudos de Cultura e Língua Inglesa pela Universidade de Oxford. Atuou por mais de 6 anos em Supply Chain, em indústrias de saúde e bens de consumo, e em projetos estratégicos em consultoria. Realizou os cursos de Coolhunting e Pesquisa de Macrotendências na FAAP, e Future Studies e Trend Hunting no IED São Paulo. Pesquisador de futuros, contribui com a TrendWatching na pesquisa de tendências e desenvolve seu projeto de pesquisa autoral, escrevendo amanhãs possíveis.

Image

Natalie Davantel

BIO

Natalie Davantel


Formada em Design de Produto. Atua, desde 2014, em projetos de desenvolvimento de novos produtos e serviços. É designer de serviços e estratégia na MJV Tecnologia e Inovação e realizou cursos de Future Studies e Trend Hunting no IED São Paulo. Desenvolve seu projeto de design autoral, pesquisando e imaginando artefatos de futuro. Foi a coordenadora dos estudos dos Futuros do Morar.

Image

Olivia Pereira

BIO

Olivia Pereira


Comunicadora, fascinada pelo poder da comunicação e apaixonada pela área cultural e de entretenimento, Olivia Pereira é formada pela Faculdade Cásper Líbero em Relações Públicas, foi finalista do Prêmio Jovem Pesquisador da ABRAPCORP 2019 e vencedora do prêmio de Melhor Plano Estratégico de Relações Públicas na INTERCOM Sudeste 2019. Possui formação complementar em Live Marketing pela ESPM-SP e em Future Studies e Trend Hunting pelo IED. Soma experiências em eventos de pequeno, médio e grande porte, e com organizações governamentais e do terceiro setor. Para ela, comunicação é diálogo, troca, entendimento e aprendizado, é estar em constante evolução. Criativa, comprometida, de pensamento rápido, e com uma paixão por estratégias, é guiada pelo propósito de uma comunicação que aproxima, cria experiências significativas e constrói relacionamentos reais.

Image

Patricia Tostes

BIO

Patricia Tostes


Formada em marketing e pós-graduanda em Experiência do Usuário, atua, há mais de 5 anos, como educadora e líder no desenvolvimento de projetos educacionais. É fundadora do Adubados, que tem como principal frente de atuação a disseminação de conteúdos sobre desenvolvimento humano, saúde mental e metodologias de aprendizagem. Atualmente, coordena os cursos de pós-graduação e extensão do IED São Paulo.

Image

Rafael Paparella

BIO

Rafael Paparella


Há 10 anos trabalhando com vídeo e criação visual, Rafael desenvolveu habilidades em motion design, design gráfico, fotografia e captação de vídeos. Passou pela produção de conteúdo e criação em empresas como a Editora Abril, UOL e C6 Bank, e também com publicidade para diversas agências, entre elas a Publicis, onde também coordenava a equipe interna de vídeos.

Recentemente, começou sua imersão no estudo do design e agora também busca sua formação em Service Design no IED.

Image

Thiago Tofoli

BIO

Thiago Tofoli


Formado em Ciências dos Alimentos pela Esalq/USP, com especialização em Desenvolvimento de produtos, iniciou sua carreira na Unilever, na área de Pesquisa e Desenvolvimento de novos produtos, divisão Foods/Kibon, e, em 2009, ganhou o Business Game Trust pela Danone, sendo convidado a representar o Brasil na final internacional em Paris. Em 2010, entrou como trainee na Seara Alimentos, onde se encontra até hoje. Com 10 anos de experiência na área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), é um dos responsáveis pelo comitê executivo de inovação, atuou em gestão de ingredientes, mercado interno e mercado externo, como Japão, África e Europa. Em 2016, foi responsável pela criação da Academia Seara, laboratório de ciências sensoriais e estudos com consumidores, e, em 2018, assumiu o desafio de desenvolver o Hub de Inovação Seara, quando realizou o curso de Future Studies e Trend Hunting no IED São Paulo. Hoje, é Head de Inovação e Ciências Sensoriais na empresa que atua e integrante do IED Future Lab.

Image

Vinci Araújo

BIO

Vinci Araújo


Após um período de frustração no mundo do comércio exterior, recomeçou sua carreira no mercado de telecomunicações, trabalhando com a estruturação de projetos para alcançar novos públicos e clientes. Para desenvolver um conjunto de ferramentas essenciais para esta atividade, iniciou sua jornada no entendimento de necessidades dos clientes e o interesse da concorrência por estas necessidades, buscando sempre identificar diferenciais e oportunidades. No ramo da consultoria, estes conhecimentos foram aplicados em projetos no setor de telecomunicações, produtos e serviços financeiros, bancos e meios de pagamento, tanto no Brasil como em outros países na América Latina. Atualmente, atua como profissional autônomo nas áreas da Inteligência Competitiva e Design Estratégico de Serviços, colaborando com profissionais e empresas diversas.

Image
  • Voltar ao topo
  • [email protected]

Brasil   •   Itália   •   Espanha

© 2019 Istituto Europeo di Design - IED São Paulo. Atendimento Sobre